Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

28.02.19

O Carnaval vai sair à rua de norte a sul


Bruno Micael Fernandes

ryan-wallace-607176-unsplash.jpg

No nosso país e pelo mundo fora, os próximos dia são de carnaval. O Informadouro entrou na folia e preparou um corso carnavalesco com várias propostas de norte a sul do país. 

Entrudo Chocalheiro

Longe do samba e ritmos brasileiros, as nossas sugestões começam pelo Carnaval mais genuíno de Portugal.

Falamos do Entrudo Chocalheiro que de 2 a 5 de março andará à solta por Podence, concelho de Macedo de Cavaleiros. Os Caretos são os reis desta folia. Homens que se juntam em grupos a correr e saltar pelo meio do povo, com ruidosos chocalhos presos à cintura. Apoiados em pau de madeira de freixo ou castanheiro, que lhes serve de apoio quando saltam, não dão sossego a ninguém: afastam os homens e chocalham as mulheres. Vestem-se com fatos de caretos, feitos de lã, em tons de amarelo, verde e vermelho.

Arcos de Valdevez

Divulgação

Em Arcos de Valdevez, desfila o maior corso carnavalesco do Norte, que sai à rua na terça-feira, 5 de Março. No programa não faltam também os bailes de fantasiados e de máscaras.

Este ano o entrudo volta a ter cariz solidário, desta vez revertendo a ajuda para a Delegação de Arcos de Valdevez da Cruz Vermelha Portuguesa. O Município e a Associação de Festas Folia desafiam todos os participantes e público em geral a contribuir para esta causa, através da doação de géneros alimentares, que posteriormente serão entregues a esta instituição.

Carnaval de Daivões

Divulgação

Em Ribeira de Pena a diversão também está garantida com o Carnaval tradicional de Daivões.

No dia 2, pelas 21h00, realiza-se na sede da Associação da Trofa, o baile de máscaras, com prémio para o melhor disfarce.

No domingo à tarde, sai à rua o desfile de Carnaval inspirado nos costumes e tradições populares, bem como nos temas da atualidade. O cortejo termina com o leilão da orelheira.

Entrudo Lagarto

Divulgação

Em Cardanha, concelho de Torre de Moncorvo, festeja-se o Entrudo Lagarto, no próximo dia 3 de março. O Programa é recheado e tem como objetivo revitalizar esta tradição.

Pelas 17h00 um tabelião vai ler o testamento do Burro e atribuir as Deixas do Burro às raparigas da aldeia.Segue-se o jantar e a queima do Entrudo, um diabo, com cerca de 6 metros de altura, para se expurgarem os males passados e prosperar um ano auspicioso. Tudo ao som de gaita de foles e de uma bebida bem quentinha, a queimada, feita por um bruxo de convicção.

Entrudo Popular

Divulgação

Em Avis, Alto Alentejo, o mote é "Um Carnaval em Festa, com Entrudo Popular". Depois do "Dia das Comadres, amanhã a folia vai andar pelas ruas de Aldeia Velha com o "Dia dos Compadres". Pelas 21h30 no Salão da Casa do Povo a festa faz-se com a música de José Pedro Sousa, no Baile e Concurso de Máscaras Artesanais.

Os primeiros corsos saem à rua amanhã. Os Anos 80 servem de tema ao corso de Alcórrego e Maranhão, a "Maria boneca" desfila em Figueira e Barros, os "Smurfs", em Benavila, e as "Palhacitas dos doces", em Ervedal.
O grande Desfile, pelas ruas de Avis, será a 3 de março, com a claque "Ser avisense é só quem nos convence", numa homenagem ao Clube de Futebol "Os Avisenses".

Ainda em Avis, a festa, mais descontraída e imprevisível, vai acontecer, no dia 5 de março, em Valongo, com a participação espontânea de todo o público num Carnaval Trapalhão que, à semelhança do ano anterior, irá manter o seu cariz popular.

Lagos

Divulgação

Mais a sul o Carnaval vai andar nas ruas entre os dias 3 e 5 de março. Na vila de Odiáxere, concelho de Lagos, a folia é feita de desfiles com vários carros alegóricos, animação musical, insufláveis, pinturas faciais e circo ambulante.
Nesta edição, vão participar artistas conhecidos como o AVÔ CANTIGAS, IRAN COSTA e ONDINA.