Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

11.12.17

Pão de centeio e sementes nas ementas das escolas da rede pública de Odivelas


helena margarida

Município de Odivelas

As escolas da rede pública do concelho de Odivelas têm este ano letivo nos seus refeitórios uma maior diversidade da oferta de pães. O que do ponto de vista alimentar e nutricional representa uma capacidade de fornecer energia de elevada qualidade, facilmente digerível, de boa conservação e com enorme versatilidade gastronómica.

A Câmara Municipal decidiu introduzir nas ementas escolares de pequeno-almoço e lanche pão com sementes, o pão de centeio e o pão de mistura por serem ricos em fibras alimentares, vitaminas (do complexo B) e minerais, importantes na regulação do trânsito intestinal, na diminuição da absorção do colesterol e na regulação do apetite.

A aceitação do pão de sementes não tem sido a mais satisfatória, junto das crianças, mas é entendimento da Autarquia “continuar a promover este pão através da sua oferta, para que as crianças possam ter a possibilidade de se familiarizar com este tipo de pão, sendo a oferta semanal de 2 a 3 vezes, no máximo”.

O envolvimento dos adultos nesta iniciativa “é muito importante”, considera a autarquia que irá a promover o pão em detrimento de outros alimentos, tais como bolachas, bolos e biscoitos.