Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

21.11.17

Parque Empresarial de Lanheses entra na última fase de ampliação


helena margarida

Município de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo já procedeu à adjudicação do concurso público de “Consolidação do Parque Empresarial de Lanheses”, uma empreitada de 1.913.845,98 euros que integra a política municipal de valorização e qualificação dos parques empresariais do concelho.

Este valor diz respeito à última fase de ampliação do Parque Empresarial e destina-se à construção de um novo arruamento, acessos e infraestruturação para lotes de novas empresas já previstas ou em construção. A obra integra igualmente a reposição e normalização das águas pluviais e tem um prazo de execução de 180 dias.

Em comunicado a autarquia considera que esta ampliação “tem sido um bom exemplo” prova disso tem sido nos últimos dois anos, o “grande incremento de investimento quer local quer internacional, com a fixação de muitas empresas em Viana do Castelo, redução do desemprego em 38 % e a criação de cerca de 1.900 novos empregos”.

O relatório “Norte Estrutura” apontou Viana do Castelo como um dos oito municípios do norte do país que mais exportou em 2016, ao alcançar 4,0% do valor total das exportações da região que atingiram os 20,5 mil milhões de euros. Viana do Castelo, regista igualmente um superavit anual entre importações e exportações de cerca de 240 milhões de euros e, no sistema de incentivo ao Portugal 2020, acusa uma das melhores taxas de absorção de financiamento para novos projetos e novas empresas que vão do sector hoteleiro ao industrial.

Município de Viana do Castelo

O município informa ainda que, a esta empreitada vai juntar-se um outro investimento decorrente de um acordo de entendimento com a Infraestruturas de Portugal para requalificar a ER305, que liga a A27 ao Parque Empresarial de Lanheses. A intervenção que vai ser realizada será na requalificação do traçado e na criação de uma rotunda, num investimento que ronda os 200 mil euros.