Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

18.10.18

Presidente do TPNP detido por corrupção


Bruno Fernandes

Plubituris/Direitos reservados

Melchior Moreira, presidente da Comissão Executiva do Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP), foi detido esta quinta-feira pela Policía Judicária (PJ) no âmbito de uma operação de combate à corrupção.

Segundo o comunicado da polícia, a detenção quer de Pereira quer de outros quatro indivíduos (dois empresários e dois funcionários da TPNP) aconteceu depois de terem sido realizadas buscas no âmbito da operação "Éter", onde os detidos estão inciciados por crimes de corrupção e participação económica em negócio em diversos procedimentos de contratação pública na região, estando envolvidos "valores que ascendem a vários milhões de euros". 

"A investigação, centrada na atividade de uma pessoa coletiva pública, determinou a existência de um esquema generalizado, mediante a atuação concertada de quadros dirigentes, de viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto com o desiderato de favorecer primacialmente grupos de empresas, contratação de recursos humanos e utilização de meios públicos com vista à satisfação de interesses de natureza particular", refere o comunicado. 

Ao todo, foram realizadas 11 buscas domiciliárias e não domiciliárias nas zonas do Porto, Gaia, Matosinhos, Lamego, Viseu e Viana do Castelo onde estiveram envolvidos 50 elementos da PJ. 

Correio da Manhã avança também que o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães terão benefeciado deste esquema, devido a contratos de patrocínios celebrados com a TPNP. 

Recorde-se que, em junho, o Jornal de Notícias noticiava que Melchior Moreira estava a ser investigado.