Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

27.02.18

Queda de Neve em Vila Real: “Prevenir é a palavra de ordem”


helena margarida

Informadouro

As escolas do concelho de Vila Real, Sabrosa e Alijó encerraram hoje mais cedo devido à queda de neve. “Uma medida de precaução” disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil de Vila Real, Carlos Silva, para garantir a passagem dos transportes escolares em segurança.

O presidente da Câmara de Vila Real, Sui Santos, em declarações à TVI fez saber que em articulação com as forças da Proteção Civil Municipal, “temos um dispositivo preparado” para dar resposta à população em caso de necessidade. “Prevenir é a palavra de ordem”, diz o autarca que aconselha os munícipes a recolherem mais cedo a casa. Quanto reabertura das escolas “dependerá do estado do tempo esta noite”, disse. Caso se mantenham as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a neve continuar a cair será pouco provável que as escolas reabram amanhã.

A neve e o gelo na estrada estão a dificultar a circulação automóvel. Na cidade de Vila Real o trânsito está complicado. O Informadouro apurou que já ocorreram alguns acidentes, sem gravidade. As vias começam a ficar congestionadas, os automobilistas já sentem grande dificuldade em circular.

Já há estradas cortadas, nomeadamente IP4 e A24. Trânsito do IP4 está a ser desviado para a A4.

Também nos concelhos de Sabrosa e Alijó os alunos foram mais cedo para casa devido à queda de neve.

Bragança, Guarda e Vila Real, estão sob aviso laranja (o segundo mais grave) devido à queda de neve.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a queda de neve acima dos 400 ou 600 metros deixa os distritos de Bragança e Vila Real sob aviso laranja entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de quarta-feira.