Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

25.01.18

Quercus quer plantar "Um Milhão de Árvores por Município para Salvar o Clima"


helena margarida

Divulgação

Transformar o Planeta Azul num território mais Verde para combater o aquecimento global, melhorar a qualidade da água e do ar, conservar os solos e enriquecer a biodiversidade de cada região é o que a Quercus pretende com o projeto “Um milhão de árvores por município para salvar o clima”.

Um desafio ambicioso que tem como propósito a reflorestação de cerca de 1.000 hectares de áreas públicas, privadas ou comunitárias por concelho com 1.000.000 árvores de espécies autóctones como o carvalho, pinheiro, zimbro, azevinho, medronheiro, entre outras, utilizando técnicas de plantação, sementeira e aproveitamento da regeneração natural. As espécies serão instaladas, sempre que possível, em povoamentos mistos ou em mosaicos de modo a promover a maximização da biodiversidade e a diminuição do risco de incêndio.

Divulgação

O Município de Vila Real é o primeiro aderir a este projeto, comprometendo-se a plantar um milhão de árvores no seu território nos próximos cinco anos. Amanhã, 26 de janeiro, irá arrancar na Campeã, com a plantação de várias espécies autóctones pelos alunos das escolas locais. Quercus, autarcas locais, representantes dos Baldios e o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, também irão meter as mãos na terra.

“Um milhão de árvores para salvar o clima” irá melhorar a qualidade de vida das populações, considera a Quercus porque “o combate ao aquecimento global e às alterações climáticas tem de ser um combate de toda a sociedade” e lembra que o aquecimento global está diretamente relacionado com a acumulação de gases com efeito de estufa na atmosfera, como o CO2 e que “o método mais eficaz para retirar CO2 da atmosfera é plantar floresta”.