Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

15.10.18

Viana do Castelo: Faleceu Francisco Cruz


Bruno Micael Fernandes

Município de Viana do Castelo

Foi um dos principais impulsionadores da Procissão ao Mar de Viana do Castelo. Francisco Cruz faleceu este domingo com 91 anos de idade. 

Apesar de não ter nascido em Viana do Castelo, Francisco Cruz integrou associações e instituições do concelho, tendo presidido à Comissão Executiva da Comissão de Festas de Nossa Senhora d'Agonia. 

Maria José Guerreiro, presidente da VianaFestas, num comunicado enviado às redações, descreve Francisco Cruz como uma "pessoas interessada nas festas e na nossa comunidade" e que esta morte "nos deixa a todos muito tristes. Foi uma pessoa muito relevante e teve um papel importante nas festas da nossa cidade, na organização, na presença, no interesse e no cuidado, não só enquanto foi presidente da Comissão, mas posteriormente", refere. 

Fixando-se em 1953 na cidade minhota, Francisco Cruz esteve ligado à exploração de um estabelecimento de ourivesaria. Em 1968, aquando a sua presidência de na Comissão de Festas, que foi criada a "Procissão Ao Mar". Esteve ligado à fundação do Coral Polifónico de Viana do Castelo e foi também presidente do Rotary Clube da cidade. A par disso, foi também vereador da Câmara Municipal e presidente da Comissão Municipal de Turismo. "Cidadão de Honra" de Viana do Castelo desde 1999, Francisco Cruz  foi condecorado, em 2008, pelo Presidente da República na altura, Cavaco Silva, com o título de Comendador da Classe do Mérito Comercial. 

Durante o dia de hoje, a câmara municipal terá a bandeira a meia haste.