Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

11.12.17

Viana do Castelo: Presidente da Câmara defende reforço da Rede de Cidades Atlânticas


helena margarida

Município de Viana do Castelo

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi a Las Palmas, Gran Canaria defender o reforço da rede europeia de Cidades Atlânticas. Na qualidade de Presidente da Conferência das Cidades do Arco Atlântico, José Maria Costa lembrou que “após a saída do Reino Unido da União Europeia, é necessário manter os financiamentos para a estratégia marítima atlântica definidos pela União Europeia”.

O autarca, que participou numa mesa redonda sobre a estratégia marítima atlântica no encontro das Cidades Atlânticas Europeias, apresentou os três pilares essenciais a ter em conta; a agenda urbana atlântica, o reforço da conetividade entre as diversas cidades atlânticas e o turismo sustentável.

Nesta reunião participaram diversos políticos europeus e em cima da mesa estiveram assuntos como a economia azul no que toca ao emprego; crescimento e mar, o mar como acelerador do desenvolvimento económico e o coworking e a economia digital.

Viana do Castelo aderiu à Conferência das Cidades do Arco Atlântico em abril de 2014. Atualmente são mais de cem entidades locais e sete milhões de habitantes da faixa atlântica europeia constituindo uma rede de cooperação territorial, com vista a promover a vocação marítima da costa atlântica europeia, o modelo urbano europeu, o ordenamento equilibrado e a abertura internacional e cooperação entre cidades.