Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

10.01.18

Vila Franca de Xira: Eixos “Povos-Quinta da Grinja” e “Santa Sofia-Quinta da Mina” vão ser requalificados


helena margarida

Município de Vila Franca de Xira

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai lançar os concursos com vista à requalificação do espaço público nomeadamente, os Eixos “Povos-Quinta da Grinja” e “Santa Sofia-Quinta da Mina”. Estas duas intervenções representam um investimento total superior a 4.300 mil euros, apoiados por Fundos Comunitários (no âmbito das candidaturas submetidas pelo Município e aprovadas pelo Programa Portugal 2020).

A concretização destes projetos irá traduzir-se numa reconfiguração destas áreas da cidade, criando novas zonas de circulação e de fruição do espaço público.

No caso do Eixo Povos-Quinta da Grinja, cujo investimento é de cerca de três milhões de euros e com um prazo de execução de 396 dias, a intervenção obedece à estratégia do Município para as intervenções de regeneração física previstas no PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Vila Franca de Xira. Tem como principal objetivo a qualificação dos espaços públicos envolventes aos edifícios de habitação e aos bens patrimoniais classificados, com especial destaque para o Pelourinho de Povos. Está prevista a modernização de espaços verdes e infraestruturas, melhoria das condições de acessibilidade e mobilidade urbana e a criação de um Parque Desportivo na Quinta da Grinja. Com uma área de 17,6 ha, a obra a realizar divide-se por três zonas: Quinta da Grinja (limite sul); Lugar de Povos; Bairro Municipal de Povos, Parque Residencial de Povos – Quinta do Cabo e Cooperativa de Povos (limite norte).

No Eixo Santa Sofia-Quinta da Mina destaca-se a criação, através do eixo Parque Santa Sofia / Centro de Vila Franca de Xira, de um “corredor verde” de estruturação urbanística que permitirá estabelecer a ligação e a expansão entre o Parque Urbano Dr. Luís César Pereira e o núcleo antigo da cidade de Vila Franca de Xira. Numa área de intervenção com aproximadamente 86.000 m2, está prevista a criação de uma praça arborizada (atravessada pela Ribeira de Santa Sofia) que formará duas áreas relvadas de recreio e lazer. Será também concretizado o alargamento da Travessa do Cerrado (atual Rua Octávio Pato), com a criação e ampliação de passeios, novos parques de estacionamento e a arborização do local com seis novas árvores de grande porte, assegurando assim melhores condições de acessibilidade/mobilidade e de segurança numa via que atualmente oferece grandes constrangimentos de circulação rodoviária e pedonal. As zonas a requalificar incluem: Expansão e Entrada do Parque Urbano Dr. Luís César Pereira; articulação entre a cidade de Vila Franca de Xira e o Bom Retiro; Quinta da Mina; Bairro de Santa Sofia, Quinta do Bulhão e acesso à Escola Alves Redol. O investimento previsto é de 1.390 mil euros, tendo os trabalhos um prazo de execução de 300 dias.